Blog

Software e sistema para imobiliárias e corretores de imóveis

Por dentro do imobDice 2010 Parte 3

Bom dia a todos.

No ano de 2010 iniciamos esta série “Por dentro do imobDice 2010″ que visava apresentar conceitos empregados na criação do imobDice 2010, de forma evolutiva. Acabamos não prosseguindo naquele ano até ter a ferramenta finalizada, uma vez que muitas ideias ainda eram novidade e optamos por mantê-las em segredo até a comercialização do produto.

Hoje, aproximadamente um ano após o lançamento, retomamos a série de forma a dar continuidade ao processo de criação da versão 2010, e quem sabe abrir caminho para as novidades que vem por aí para 2012.

Antes de prosseguir queria indicar a leitura da parte 1 e da parte 2 para relembrar o que iniciamos em 2010.

Vou falar um pouco sobre a ficha do imóvel. Que tal começarmos com alguns conceitos?

Dado X Informação X Conhecimento

Na literatura encontramos diversas definições para o termo Dado. Dentre elas, Azevedo [AZE06] define Dados como fatos que não tem significado próprio, formam um conjunto discreto, objetivo de fatos sobre determinados eventos. Não dizem nada sobre sua própria importância ou irrelevância, mas constituem um material importante para a criação de Informação.

A Informação é o agrupamento, manipulação e organização dos dados de uma maneira que represente algum tipo de mudança, tanto quantitativa quanto qualitativa perante o conhecimento. (Fonte: Gestores do Futuro)

Conhecimento é aquilo que foi vivenciado, utilizado ou visto por alguém. É ter experiência, noção ou idéia tendo assim capacidade para interpretar ou modificar algum tipo de informação. (Fonte: Gestores do Futuro)

A ficha do imóvel no imobDice

No contexto do imobDice a consolidação das informações da imobiliária se inicia pelas ações de coleta e armazenamento dos dados dos imóveis na ficha do imóvel, de modo que possam ser extraidas posteriormente de forma simples e prática por relatórios ou pela pesquisa, centralizando essas informações em um único sistema.

Hoje estive revirando o caderno de anotações e encontrei em um rascunho de como imaginava a ficha do imóvel antes da implementação propriamente dita.

Rascunho da ficha do imóvel

Para Comparação, posto também uma foto da ficha do imóvel tal como está hoje:

Haviam muitos campos novos a serem incluídos no sistema. A solução encontrada na época foi separar os diversos campos em abas, de modo que cada aba abrigasse um conjunto de campos relacionados tratando cada aba como um formulário individual, e assim manter a apresentação da ficha do imóvel limpa e organizada.

Uma aba que merece destaque aqui é a Localização. Nesta aba procuramos reunir todos os dados pertinentes a localização do imóvel, de forma a facilitar ao corretor saber onde o imóvel está situado e como chegar até ele. Informando o CEP é possível utilizar o auto-preenchimento de endereço e exibir no mapa a localização do imóvel.

Conclusão

Ao longo desta terceira parte apresentamos como as imobiliárias e corretores autônomos podem consolidar suas carteiras de imóveis através de uma interface organizada, amigável e completa.

As funcionalidades apresentadas hoje já estão disponíveis no imobDice desde a versão 2010, e podem ser empregadas no seu dia a dia.

Gostaria de aproveitar a oportunidade e convidá-lo(a) a enviar seus comentários e opiniões através do formulário abaixo desta postagem, de forma a verificar se a solução proposta é satisfatória para cumprir suas necessidades profissionais.

Um abraço e sucesso a todos!

Bibliografia utilizada

[AZE06] AZEVEDO, Hélio Ricardo T. de; SOUZA, Sanderson Pereira S. de; MARTINS, Fábio Renato S.. Sistemas para diagnóstico automático de falhas: Dificuldades e soluções para obtenção de resultados. (2006).

Leave a Reply